Edisseomário

Apenas quatro Mários procurando esclarecer as coisas do mundo. Alguma dúvida? Pergunte aos Mários!

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Pergunte ao Mário!




Olá mortais, mais uma vez estamos aqui com toda nossa sapiência para tirar as dúvidas de vocês leitores de nosso enciclopédico blog.
A primeira pergunta vem de longe, vem da capital baiana.

Krháudynho disse... Mariovilha!!! Que bom que minhas inquietações existenciais terão fim, agora que minhas perguntas serão todas respondidas. Lá vai a primeira: O que quer dizer "Devana"?

Nosso amigo nos fez uma excelente pergunta, difícil também, mas vamos ao que interessa, em várias culturas vemos o uso desta palavra.









Os romanos abriram estradas por todo o continente europeu e uma dessas estradas era conhecida como Via Devana abaixo detalhes sobre a via.


A via se localizava na Inglaterra que decorreu de Colchester, ao sudeste de Chester, no norte-oeste. Ambas foram importantes centros militares romanos, e é por isso a principal razão para construção da estrada.
A estrada era militar e não civil.
O nome latino de Chester é Deva, e foi assim "O Chester Road".


O nome Via Devana foi criado em cerca de 1750 por Charles Mason, um professor de geologia da Universidade de Cambridge.




Encontramos em outras culturas a mesma palavra com outro significado, em Bangladesh, há uma templo Hindu que remota do século V a. C, onde eram cultuados os Avatares (manifestação corporal) da divindade suprema Brâman, uma das esculturas tem a forma de um grande Babuíno e uma inscrição em sua base Devana Babu, que traduzindo seria "Senhor Babuíno".




Voltando a Grã Bretanha mais precisamente na região da Escócia, só que dessa vez na cultura Celta, encontramos na região onde hoje é a cidade de Aberdeen, nome que significa: Na foz do rio Dee.


Do gaélico / Welsh aber 'rio-boca ", e uma contração do nome original celta rio Devana.


Saindo do velho mundo e indo para a região do Caribe, na ilha de Cuba, achamos mais uma vez referência ao nome Devana.


As escavações arqueológicas, os dados históricos e a toponímia do país indicam que Cuba era povoada por várias etnias e culturas, principalmente pelos chamados índios siboneyes e taínos que pertenciam a tribos de agricultores e oleiros.
A conquista e a colonização trouxeram como consequência seu extermínio, entretanto, seus traços físicos manifestam-se em alguns membros de famílias isoladas e na herança línguistica.

A maior parte da população nativa extinta viveu onde hoje se encontra a província de La Habana (Havana) e na província vizinha que carrega o nome de Ciudad de La Habana (Cidade de Havana) que por sinal é a capital do país.

Estudando a etmologia da palavra Devana na língua dos nativos extintos
De = Origem, oriundo de. Sendo Vana = Região onde se concentrava a maior população índigena, logo a união das palavras significam Oriundo da Região de Vana. DEVANA


Espero ter conseguido responder a pergunta de nosso amigo Luiz Cláudio.

Qualquer dúvida pergunte aos Mários.



Obs: Resposta para dona Rosineide da cidade de Quixeramobim-CE.


Eu não sei os números que sairão no sorteio da Tele Sena.



E disse o Mário!






Um comentário:

  1. eu estou chorando de tanto rir do nível de idiotice de vcxs. eu n unca imageinei na minha vida que pudesse ler tanta besteira (comum nos nossos diálogos nas cozinhas das nossas casas, claro)num espaço tão, digamos, sacralizado e acessível ao mundo inteiro. vcs são bestas demais.e eu não sei porque fico tão orgulhoso...

    ResponderExcluir